Rodas de Invenções > Relatos de Professores

O que você faz com uma ideia?

Foi muito legal ver que as crianças se conectaram com o tema e com a provocação.  Surgiram engenhocas muito criativas e pertinentes!

Autoria

Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo

Contexto

Escola pública
Organização social

Idade dos participantes

Grupo de 7 e 8 anos

Motivações

- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Explorar materiais e ferramentas

Componente curricular

Projeto Interdisciplinar

Competências Gerais da BNCC

Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Livro 'O que você faz com uma ideia?' de Kobi Yamada

Roda Mão na Massa

Provocação

Uma ideia transforma o mundo! O que você construiria para tornar o mundo um lugar mais legal, mais bonito, mais divertido, mais interessante? Você já teve uma ideia? Tente representá-la utilizando os materiais.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Utilizamos o Kit Rodas de Invenções.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Os estudantes registraram em filipetas o nome de sua invenção, para que serve e fizeram um desenho representando-a.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Uma criança construiu uma espécie de torre, de antena, que espalha alegria para as pessoas tristes.

O que faria diferente numa próxima?

Seria interessante testar esta proposta com outros materiais e componentes eletrônicos.

Como foi a participação dos estudantes?

Todos participaram com muita alegria e engajamento.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Aprenderam a pensar criativamente e a descobriram que têm boas ideias.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS

    Autoria

    Professora Simone Sant Ana

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia

  • Da minha Janela

    Autoria

    Professora Débora e alunos do 1º ano

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • DA MINHA JANELA

    Autoria

    Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Lucia já vou indo

    Autoria

    Professora Leila e os estudantes do 1º L

    Idade dos participantes

    6, 7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar

  • Da minha janela

    Autoria

    Profª Isildinha Stambowisky

    Idade dos participantes

    7/8 anos - turma de 2º ano

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Vejo da minha janela…

    Autoria

    Profª Tairine Batista de Andrade

    Idade dos participantes

    7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Alfabetização

  • “Lolo Barnabé”

    Autoria

    Professora Roberta

    Idade dos participantes

    8 e 9 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc, História, Língua Portuguesa

  • Amoras – Emicida

    Autoria

    Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

    Idade dos participantes

    entre 10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • JANELA PARA O FUTURO

    Autoria

    Suellen Alves

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Ei, ei, ei Vanderlei

    Autoria

    Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano

    Idade dos participantes

    8 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa