
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Oficina de férias: O Coiso Estranho
A experiência de implementar as Rodas de Invenções foi incrível, especialmente ao testemunhar a sensibilidade das crianças e a capacidade delas em associar palavras complexas com atitudes ou objetos do nosso cotidiano. Essa dinâmica despertou um engajamento excepcional, resultando em uma ótima participação e estimulando um trabalho em grupo colaborativo. Adicionamos um vídeo da estudante Luana falando sobre a palavra escolhida, basta clicar em “Relato Luana”, no link logo abaixo do título.

Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos e Rita Camargo

Contexto
Contraturno

Idade dos participantes
Eram alunos variados, de seis a nove anos.
Motivações
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Explorar materiais e ferramentas
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Língua Portuguesa
Competências Gerais da BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Estávamos com uma turma composta por crianças do 1º ao 3º ano em um espaço de contraturno, participando de uma oficina de férias. Levando em consideração o estágio de alfabetização dessas crianças, escolhemos a obra "O Coiso Estranho", da autora Blandina Franco, pois é um livro que possui palavras não muito usuais no cotidiano, para expandir o vocabulário e despertar o interesse pela leitura através dessas palavras menos comuns em nosso dia a dia.
Roda Mão na Massa
Provocação
Escolher uma palavra do livro, pesquisar o significado e construir algo que a represente. Por exemplo: palavra - esdrúxulo. representação - abacate com leite. Foi interessante que muitas das crianças não sabiam o que era um dicionário e, coincidentemente, estávamos em um espaço de leitura e havia um dicionário Aurélio, daqueles enormes, e aproveitamos para apresentá-lo de uma forma dinâmica e que despertou muito interesse nas crianças.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Sim, utilizamos o Kit Catalisador de Rodas de Invenções viabilizado pelo próprio Instituto em parceria com o Lar das Crianças.
Antes de colocarmos a mão na massa, realizamos uma etapa de preparação. Elaboramos filipetas contendo todas as palavras incomuns encontradas no livro, acompanhadas de um pequeno dicionário que explicava seus significados. A seguir, os alunos escolheram uma filipeta e leram o significado atribuído à palavra, o que os inspirou a pensar na engenhoca que iriam construir.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Durante a atividade, as crianças tiveram a oportunidade de compartilhar suas invenções com a turma. Em seguida, foram incentivadas a expressar suas ideias através de um desenho representativo, seguido da escrita da palavra associada à invenção e seu respectivo significado.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Uma narrativa que nos chamou atenção e nos emocionou, foi que durante a atividade, a aluna Luana, de oito anos, escolheu a palavra "estrambólico". Ao descobrir o significado da palavra, ela prontamente relacionou-o ao fato de que todas as pessoas são singulares em sua essência, cada uma com seu jeito de ser e tom de pele.
O que faria diferente numa próxima?
Nada.
Como foi a participação dos estudantes?
Excelente!
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Ampliação do vocabulário: Ao lidar com palavras incomuns e complexas, os estudantes tiveram a oportunidade de expandir seu vocabulário, enriquecendo sua linguagem e expressão verbal. Criatividade: Através da criação de suas próprias invenções, os estudantes foram incentivados a usar a imaginação e desenvolver engenhocas para problemas propostos, estimulando sua criatividade. Pensamento crítico: Ao associar palavras complexas a atitudes e objetos cotidianos, os estudantes exercitaram o pensamento crítico, analisando diferentes possibilidades e perspectivas. Trabalho em equipe: A atividade de Rodas de Invenções promoveu o trabalho em grupo, incentivando os alunos a colaborarem, compartilharem ideias e trabalharem juntos para alcançar um objetivo comum. Expressão artística: A criação de desenhos para representar suas invenções permitiu que os estudantes explorassem sua expressão artística e visual, comunicando suas ideias de forma criativa. Autoconfiança: Ao apresentar suas invenções à turma, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver a autoconfiança em suas habilidades e conhecimentos, contribuindo para sua autoestima e segurança. Aprendizagem significativa: Ao associar o significado das palavras com a criação de suas invenções, os estudantes vivenciaram uma aprendizagem mais significativa, pois puderam conectar conceitos teóricos com experiências práticas e concretas. Respeito à diversidade: A reflexão sobre as diferentes formas de ser e as características individuais, como mencionado no exemplo da aluna Luciana, proporcionou aos estudantes uma maior compreensão e respeito à diversidade presente em nosso convívio social.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar