Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Oficina de férias: O Coiso Estranho

Relato Luana

A experiência de implementar as Rodas de Invenções foi incrível, especialmente ao testemunhar a sensibilidade das crianças e a capacidade delas em associar palavras complexas com atitudes ou objetos do nosso cotidiano. Essa dinâmica despertou um engajamento excepcional, resultando em uma ótima participação e estimulando um trabalho em grupo colaborativo. Adicionamos um vídeo da estudante Luana falando sobre a palavra escolhida, basta clicar em “Relato Luana”, no link logo abaixo do título.

Autoria

Franciele Gomes, Pamella Matos e Rita Camargo

Contexto

Contraturno

Idade dos participantes

Eram alunos variados, de seis a nove anos.

Motivações

- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Explorar materiais e ferramentas
- Realizar oficinas de leitura e escrita

Componente curricular

Língua Portuguesa

Competências Gerais da BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Argumentação
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Estávamos com uma turma composta por crianças do 1º ao 3º ano em um espaço de contraturno, participando de uma oficina de férias. Levando em consideração o estágio de alfabetização dessas crianças, escolhemos a obra "O Coiso Estranho", da autora Blandina Franco, pois é um livro que possui palavras não muito usuais no cotidiano, para expandir o vocabulário e despertar o interesse pela leitura através dessas palavras menos comuns em nosso dia a dia.

Roda Mão na Massa

Provocação

Escolher uma palavra do livro, pesquisar o significado e construir algo que a represente. Por exemplo: palavra - esdrúxulo. representação - abacate com leite. Foi interessante que muitas das crianças não sabiam o que era um dicionário e, coincidentemente, estávamos em um espaço de leitura e havia um dicionário Aurélio, daqueles enormes, e aproveitamos para apresentá-lo de uma forma dinâmica e que despertou muito interesse nas crianças.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Sim, utilizamos o Kit Catalisador de Rodas de Invenções viabilizado pelo próprio Instituto em parceria com o Lar das Crianças.

Antes de colocarmos a mão na massa, realizamos uma etapa de preparação. Elaboramos filipetas contendo todas as palavras incomuns encontradas no livro, acompanhadas de um pequeno dicionário que explicava seus significados. A seguir, os alunos escolheram uma filipeta e leram o significado atribuído à palavra, o que os inspirou a pensar na engenhoca que iriam construir.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Durante a atividade, as crianças tiveram a oportunidade de compartilhar suas invenções com a turma. Em seguida, foram incentivadas a expressar suas ideias através de um desenho representativo, seguido da escrita da palavra associada à invenção e seu respectivo significado.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Uma narrativa que nos chamou atenção e nos emocionou, foi que durante a atividade, a aluna Luana, de oito anos, escolheu a palavra "estrambólico". Ao descobrir o significado da palavra, ela prontamente relacionou-o ao fato de que todas as pessoas são singulares em sua essência, cada uma com seu jeito de ser e tom de pele.

O que faria diferente numa próxima?

Nada.

Como foi a participação dos estudantes?

Excelente!

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Ampliação do vocabulário: Ao lidar com palavras incomuns e complexas, os estudantes tiveram a oportunidade de expandir seu vocabulário, enriquecendo sua linguagem e expressão verbal. Criatividade: Através da criação de suas próprias invenções, os estudantes foram incentivados a usar a imaginação e desenvolver engenhocas para problemas propostos, estimulando sua criatividade. Pensamento crítico: Ao associar palavras complexas a atitudes e objetos cotidianos, os estudantes exercitaram o pensamento crítico, analisando diferentes possibilidades e perspectivas. Trabalho em equipe: A atividade de Rodas de Invenções promoveu o trabalho em grupo, incentivando os alunos a colaborarem, compartilharem ideias e trabalharem juntos para alcançar um objetivo comum. Expressão artística: A criação de desenhos para representar suas invenções permitiu que os estudantes explorassem sua expressão artística e visual, comunicando suas ideias de forma criativa. Autoconfiança: Ao apresentar suas invenções à turma, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver a autoconfiança em suas habilidades e conhecimentos, contribuindo para sua autoestima e segurança. Aprendizagem significativa: Ao associar o significado das palavras com a criação de suas invenções, os estudantes vivenciaram uma aprendizagem mais significativa, pois puderam conectar conceitos teóricos com experiências práticas e concretas. Respeito à diversidade: A reflexão sobre as diferentes formas de ser e as características individuais, como mencionado no exemplo da aluna Luciana, proporcionou aos estudantes uma maior compreensão e respeito à diversidade presente em nosso convívio social.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • LÚCIA JÁ VOU INDO

    Autoria

    Profª Janaína Aparecida Alves da Silva

    Idade dos participantes

    7 E 8 ANOS - ALUNOS 2º ANO

    Componente Currícular

    Geografia, Língua Portuguesa

  • Oficina de férias: O Coiso Estranho

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Eram alunos variados, de seis a nove anos.

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • O Jardim Curioso

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Estudantes do 3ºano ao 8ºano.

    Componente Currícular

    Filosofia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia

  • Criando com Lolo Barnabé e Brisa

    Autoria

    Franciele Gomes, Liana Mazer, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Acima de 30 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Feijão Suculento

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Grupos diversos: ensino fundamental I, com alunos de 2ºano e 3ºano; fundamental II, com alunos de 7ºano a 8ºano; e em contexto de formação de professores.

    Componente Currícular

    Ciências etc, Geografia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia

  • Engenhocas para um mundo melhor

    Autoria

    Profª Rafaella e alunos do 3° ano

    Idade dos participantes

    8/9

    Componente Currícular

    Arte, História, Língua Portuguesa, Matemática

  • Aula de Português mão na massa – Fake News

    Autoria

    Renata Araújo e Ana Marcia Oliveira

    Idade dos participantes

    9° ano / 14 e 15 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Tecnologia

  • Barco da Criatividade

    Autoria

    Sandra Elias e Roberta Taffarello

    Idade dos participantes

    18-70

    Componente Currícular

    Tecnologia

  • Rodas de Invenções e Mitologia Grega

    Autoria

    Pamella Matos e Simone Ledermann

    Idade dos participantes

    9 e 10 anos

    Componente Currícular

    História

  • Ano Novo com Engenhocas Criativas

    Autoria

    Profª Sandra Elias

    Idade dos participantes

    7 a 10 anos

    Componente Currícular

    Tecnologia