Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade

Com a criatividade em solucionar problemas inserido principalmente em questões pessoais, a exemplo de um que era meio de transporte pois cotidianamente tem problemas com ônibus vindo para aula. Outra por usar muito o celular precisava de estar sempre com bateria. Etc

Autoria

Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas

Contexto

Instituto Federal do Rio de Janeiro

Idade dos participantes

22 à 25 anos

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Aprofundar conteúdos
- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Levantar novas perguntas

Componente curricular

Biologia
Ciências etc

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

Tema: Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade Livro: O inventor de Invenções. Texto de Saskia / ilustrações de Carlus Campus. O que me levou a escolha dessa leitura foi o fato de aborda a temática das invenções e soluções de problemas com uma linguagem fácil, um contexto lúdico e engraçado que explora a criatividade.

Roda Mão na Massa

Provocação

A ciências das invenções. O dia do Inventor comemorado em 4 de novembro nos convida a refletir sobre a importância das criatividades e das inovações. Ao longo da humanidade, inventores transformaram o mundo com suas ideias e invenções, desde a criação da roda até a internet. Cada invenção carrega consigo um desafios, superações e soluções. "Todos nós em algum momento da vida já inventou alguma coisa para resolver um determinado problema, diante disso e explorando as ideias dos grandes inventores, qual seria a sua invenção que resolveria um problema da sociedade?"

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Sim. A caixa do kit Catalisador foi disponibilizado pelo docente para a atividade prática . Não foi utilizado nenhum material extra fora do kit.

Cinco caixas do kit Catalisador pronto foi distribuído um para cada aluno, o kit contém peças em formatos diversos que podem ser cortadas em MDF ou outros materiais resistentes.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

As narrativas iniciais foram destacar a importância das invenções históricas e o homem sempre está em busca de novas invenções. Muitas delas parecem estranhas na visão dos outros, talvez não tão eficazes, outras revolucionaram nosso modo de vida. As invenções podem ser de caráter pessoas mais também pode mudar toda uma sociedade, o mundo. Os alunos podem ser desafiados a inventar algo novo ou melhorar uma invenção existente, promovendo um ambiente de aprendizado ativo e colaborativo. Além disso, essa história pode levar à discussão sobre como cada invenção influencia nossas vidas diárias diante de tantos problemas e inspira futuras inovações.

O que faria diferente numa próxima?

Ao invés de um dia, poderia ser feito a semana das invenções, pois, poderia destacar exemplos importantes e até mesmo destacar grande inventores brasileiros como Santos Dumont.

Como foi a participação dos estudantes?

Participativos e criativos com inventos de caráter socioambiental.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Que o ensino de ciências pode ser uma estratégias não apenas conteudista, mas provocar a criatividade e ajudar a desenvolver habilidades reflexivas de responsabilidade social e colaborativas.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • “Um dia, um rio”

    Autoria

    Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira

    Idade dos participantes

    18 a 30

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento

    Autoria

    Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes

    Idade dos participantes

    13 - 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

    Autoria

    Guilherme Castro

    Idade dos participantes

    20

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade

    Autoria

    Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas

    Idade dos participantes

    22 à 25 anos

    Componente Currícular

    Biologia, Ciências etc

  • “Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele

    Autoria

    Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    20 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • “Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)

    Autoria

    João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes

    Idade dos participantes

    9 a 11 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Estatuto da Criança e do Adolescente

    Autoria

    Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que faz de um pássaro um pássaro?

    Autoria

    Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças

    Idade dos participantes

    4 e 5 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que você faz com uma ideia?

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Grupo de 7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar