Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Com a criatividade em solucionar problemas inserido principalmente em questões pessoais, a exemplo de um que era meio de transporte pois cotidianamente tem problemas com ônibus vindo para aula. Outra por usar muito o celular precisava de estar sempre com bateria. Etc
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Contexto
Instituto Federal do Rio de Janeiro
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Aprofundar conteúdos
- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Levantar novas perguntas
Componente curricular
Biologia
Ciências etc
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
Tema: Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade Livro: O inventor de Invenções. Texto de Saskia / ilustrações de Carlus Campus. O que me levou a escolha dessa leitura foi o fato de aborda a temática das invenções e soluções de problemas com uma linguagem fácil, um contexto lúdico e engraçado que explora a criatividade.
Roda Mão na Massa
Provocação
A ciências das invenções. O dia do Inventor comemorado em 4 de novembro nos convida a refletir sobre a importância das criatividades e das inovações. Ao longo da humanidade, inventores transformaram o mundo com suas ideias e invenções, desde a criação da roda até a internet. Cada invenção carrega consigo um desafios, superações e soluções. "Todos nós em algum momento da vida já inventou alguma coisa para resolver um determinado problema, diante disso e explorando as ideias dos grandes inventores, qual seria a sua invenção que resolveria um problema da sociedade?"
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Sim. A caixa do kit Catalisador foi disponibilizado pelo docente para a atividade prática . Não foi utilizado nenhum material extra fora do kit.
Cinco caixas do kit Catalisador pronto foi distribuído um para cada aluno, o kit contém peças em formatos diversos que podem ser cortadas em MDF ou outros materiais resistentes.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
As narrativas iniciais foram destacar a importância das invenções históricas e o homem sempre está em busca de novas invenções. Muitas delas parecem estranhas na visão dos outros, talvez não tão eficazes, outras revolucionaram nosso modo de vida. As invenções podem ser de caráter pessoas mais também pode mudar toda uma sociedade, o mundo. Os alunos podem ser desafiados a inventar algo novo ou melhorar uma invenção existente, promovendo um ambiente de aprendizado ativo e colaborativo. Além disso, essa história pode levar à discussão sobre como cada invenção influencia nossas vidas diárias diante de tantos problemas e inspira futuras inovações.
O que faria diferente numa próxima?
Ao invés de um dia, poderia ser feito a semana das invenções, pois, poderia destacar exemplos importantes e até mesmo destacar grande inventores brasileiros como Santos Dumont.
Como foi a participação dos estudantes?
Participativos e criativos com inventos de caráter socioambiental.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Que o ensino de ciências pode ser uma estratégias não apenas conteudista, mas provocar a criatividade e ajudar a desenvolver habilidades reflexivas de responsabilidade social e colaborativas.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Estatuto da Criança e do Adolescente
Autoria
Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que faz de um pássaro um pássaro?
Autoria
Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças
Idade dos participantes
4 e 5 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que você faz com uma ideia?
Autoria
Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Grupo de 7 e 8 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar