Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Com a criatividade em solucionar problemas inserido principalmente em questões pessoais, a exemplo de um que era meio de transporte pois cotidianamente tem problemas com ônibus vindo para aula. Outra por usar muito o celular precisava de estar sempre com bateria. Etc
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Contexto
Instituto Federal do Rio de Janeiro
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Aprofundar conteúdos
- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Levantar novas perguntas
Componente curricular
Biologia
Ciências etc
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
Tema: Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade Livro: O inventor de Invenções. Texto de Saskia / ilustrações de Carlus Campus. O que me levou a escolha dessa leitura foi o fato de aborda a temática das invenções e soluções de problemas com uma linguagem fácil, um contexto lúdico e engraçado que explora a criatividade.
Roda Mão na Massa
Provocação
A ciências das invenções. O dia do Inventor comemorado em 4 de novembro nos convida a refletir sobre a importância das criatividades e das inovações. Ao longo da humanidade, inventores transformaram o mundo com suas ideias e invenções, desde a criação da roda até a internet. Cada invenção carrega consigo um desafios, superações e soluções. "Todos nós em algum momento da vida já inventou alguma coisa para resolver um determinado problema, diante disso e explorando as ideias dos grandes inventores, qual seria a sua invenção que resolveria um problema da sociedade?"
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Sim. A caixa do kit Catalisador foi disponibilizado pelo docente para a atividade prática . Não foi utilizado nenhum material extra fora do kit.
Cinco caixas do kit Catalisador pronto foi distribuído um para cada aluno, o kit contém peças em formatos diversos que podem ser cortadas em MDF ou outros materiais resistentes.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
As narrativas iniciais foram destacar a importância das invenções históricas e o homem sempre está em busca de novas invenções. Muitas delas parecem estranhas na visão dos outros, talvez não tão eficazes, outras revolucionaram nosso modo de vida. As invenções podem ser de caráter pessoas mais também pode mudar toda uma sociedade, o mundo. Os alunos podem ser desafiados a inventar algo novo ou melhorar uma invenção existente, promovendo um ambiente de aprendizado ativo e colaborativo. Além disso, essa história pode levar à discussão sobre como cada invenção influencia nossas vidas diárias diante de tantos problemas e inspira futuras inovações.
O que faria diferente numa próxima?
Ao invés de um dia, poderia ser feito a semana das invenções, pois, poderia destacar exemplos importantes e até mesmo destacar grande inventores brasileiros como Santos Dumont.
Como foi a participação dos estudantes?
Participativos e criativos com inventos de caráter socioambiental.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Que o ensino de ciências pode ser uma estratégias não apenas conteudista, mas provocar a criatividade e ajudar a desenvolver habilidades reflexivas de responsabilidade social e colaborativas.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola
Autoria
Pamella Matos e Liana Mazer
Idade dos participantes
Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O livro errado
Autoria
Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
A Invenção de Hugo Cabret
Autoria
Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola
Idade dos participantes
Em torno de 12 anos - 7º ano
Componente Currícular
Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia
Jumanji
Autoria
Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer
Idade dos participantes
9 e 10 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa
Roda de Invenções “Comida” Titãs
Autoria
Professora Sheila Ximenes
Idade dos participantes
13 / 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz
Autoria
Simone K. Lederman
Idade dos participantes
Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS
Autoria
Professora Simone Sant Ana
Idade dos participantes
6 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia
Da minha Janela
Autoria
Professora Débora e alunos do 1º ano
Idade dos participantes
6 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
DA MINHA JANELA
Autoria
Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D
Idade dos participantes
10 e 11 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa
Lucia já vou indo
Autoria
Professora Leila e os estudantes do 1º L
Idade dos participantes
6, 7 anos
Componente Currícular
Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar