Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade

Com a criatividade em solucionar problemas inserido principalmente em questões pessoais, a exemplo de um que era meio de transporte pois cotidianamente tem problemas com ônibus vindo para aula. Outra por usar muito o celular precisava de estar sempre com bateria. Etc

Autoria

Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas

Contexto

Instituto Federal do Rio de Janeiro

Idade dos participantes

22 à 25 anos

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Aprofundar conteúdos
- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Levantar novas perguntas

Componente curricular

Biologia
Ciências etc

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

Tema: Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade Livro: O inventor de Invenções. Texto de Saskia / ilustrações de Carlus Campus. O que me levou a escolha dessa leitura foi o fato de aborda a temática das invenções e soluções de problemas com uma linguagem fácil, um contexto lúdico e engraçado que explora a criatividade.

Roda Mão na Massa

Provocação

A ciências das invenções. O dia do Inventor comemorado em 4 de novembro nos convida a refletir sobre a importância das criatividades e das inovações. Ao longo da humanidade, inventores transformaram o mundo com suas ideias e invenções, desde a criação da roda até a internet. Cada invenção carrega consigo um desafios, superações e soluções. "Todos nós em algum momento da vida já inventou alguma coisa para resolver um determinado problema, diante disso e explorando as ideias dos grandes inventores, qual seria a sua invenção que resolveria um problema da sociedade?"

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Sim. A caixa do kit Catalisador foi disponibilizado pelo docente para a atividade prática . Não foi utilizado nenhum material extra fora do kit.

Cinco caixas do kit Catalisador pronto foi distribuído um para cada aluno, o kit contém peças em formatos diversos que podem ser cortadas em MDF ou outros materiais resistentes.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

As narrativas iniciais foram destacar a importância das invenções históricas e o homem sempre está em busca de novas invenções. Muitas delas parecem estranhas na visão dos outros, talvez não tão eficazes, outras revolucionaram nosso modo de vida. As invenções podem ser de caráter pessoas mais também pode mudar toda uma sociedade, o mundo. Os alunos podem ser desafiados a inventar algo novo ou melhorar uma invenção existente, promovendo um ambiente de aprendizado ativo e colaborativo. Além disso, essa história pode levar à discussão sobre como cada invenção influencia nossas vidas diárias diante de tantos problemas e inspira futuras inovações.

O que faria diferente numa próxima?

Ao invés de um dia, poderia ser feito a semana das invenções, pois, poderia destacar exemplos importantes e até mesmo destacar grande inventores brasileiros como Santos Dumont.

Como foi a participação dos estudantes?

Participativos e criativos com inventos de caráter socioambiental.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Que o ensino de ciências pode ser uma estratégias não apenas conteudista, mas provocar a criatividade e ajudar a desenvolver habilidades reflexivas de responsabilidade social e colaborativas.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Feijão Suculento

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Grupos diversos: ensino fundamental I, com alunos de 2ºano e 3ºano; fundamental II, com alunos de 7ºano a 8ºano; e em contexto de formação de professores.

    Componente Currícular

    Ciências etc, Geografia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia

  • Engenhocas para um mundo melhor

    Autoria

    Profª Rafaella e alunos do 3° ano

    Idade dos participantes

    8/9

    Componente Currícular

    Arte, História, Língua Portuguesa, Matemática

  • Aula de Português mão na massa – Fake News

    Autoria

    Renata Araújo e Ana Marcia Oliveira

    Idade dos participantes

    9° ano / 14 e 15 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Tecnologia

  • Barco da Criatividade

    Autoria

    Sandra Elias e Roberta Taffarello

    Idade dos participantes

    18-70

    Componente Currícular

    Tecnologia

  • Rodas de Invenções e Mitologia Grega

    Autoria

    Pamella Matos e Simone Ledermann

    Idade dos participantes

    9 e 10 anos

    Componente Currícular

    História

  • Ano Novo com Engenhocas Criativas

    Autoria

    Profª Sandra Elias

    Idade dos participantes

    7 a 10 anos

    Componente Currícular

    Tecnologia

  • Respondendo perguntas difíceis

    Autoria

    Marina Braga

    Idade dos participantes

    7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Projeto Interdisciplinar

  • Da Minha Janela

    Autoria

    Liana, Simone e Pamella

    Idade dos participantes

    Adultos / Professores

    Componente Currícular

    Formação de Professores