Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Roda de Invenções “Comida” Titãs

O grupo, como um todo, se engajou muito na atividade. Durante o momento mão na massa, foi muito bacana estar numa posição de observadora. Deu para perceber algumas mudanças em questões que vejo no dia a dia, como dois alunos que não costumam se dar bem, trocam farpas, e nesse dia resolveram trabalhar juntos. Foi um ganho. Eles ficaram até o final para fazer bem feito. Foi muito legal ver essa parceria deles.
Também vi um aluno que costuma ser meio calado e que se envolveu muito. Ele fez um carro super equipado. Pude ver um lado criativo que ele não costuma mostrar porque é muito tímido. E percebi também a dificuldade de concentração de alguns, de se conectar com a proposta, o que só confirmou um ponto de atenção que eu já sabia.

 

Autoria

Professora Sheila Ximenes

Contexto

Contraturno

Idade dos participantes

13 / 14 anos

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Conhecer melhor meus estudantes
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Explorar materiais e ferramentas

Componente curricular

Projeto Interdisciplinar

Competências Gerais da BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Escolhi a música "Comida", dos Titãs. Para poder conhecer sobre os sonhos e motivações dos adolescentes. Para trabalhar com eles a sua identidade, pois sinto falta de engajamento nessa geração. Queria investigar o que pensam e querem para si e para o mundo em que vivem.

Roda Mão na Massa

Provocação

Assim como a comida nutre nossos corpos, há outras coisas que alimentam nossa existência. A música dos Titãs fala de cultura, arte, diversão, e outras coisas que desejamos e necessitamos. Outros tipos de fome. E você, tem fome de quê? O que te alimenta além da comida? Construa algo que represente uma coisa que te inspira, te motiva, te alegra, te anima e te dá energia para agir.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Usei o Kit Rodas de Invenções do Lar das Crianças. Achei que nesse primeiro momento não havia necessidade de outros materiais além dele. Os estudantes gostaram bastante dos recursos elétricos.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Fizemos uma roda de cadeiras no centro da sala e cada aluno apresentou sua criação/construção para o grupo e explicou o que aquele objeto representava.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Surgiram várias narrativas legais. O Miguel falou que queria fazer o Triângulo das Bermudas por que é um lugar que mexe com a curiosidade dele. Então ele fez um triângulo que gira para representar sua curiosidade, que é algo que o motiva e anima. O Gabriel e o Mateus fizeram um catavendo que girava com um motorzinho para representar que a vida não para e que eles têm que se esforçar para acompanhar. A Laura construiu uma cama para representar seu quarto, para falar desses momentos de paz sozinha, ouvindo musica e pensando na vida que ela passa lá e que são momentos importantes para ela. O Pietro construiu um carro super elaborado e falou dos momentos em que passeia ou viaja de carro em família, momentos especiais que o deixam feliz. Também apareceram uma flor para representar o amor pelo cachorro, um sofá para representar os momentos em que assiste filmes em família comendo coisas gostosas, e um avião porque gostariam de visitar os familiares que moram em outras cidades/ lugares.

O que faria diferente numa próxima?

Acho que nada. Talvez eu numa próxima vez eu possa apresentar mais materiais, embora com muitas opções eles podem confundir. Mas acho que vale tentar trazer outras coisas.

Como foi a participação dos estudantes?

Todos se engajaram e todos compartilharam suas invenções. Alguns comentaram depois que o dia foi muito legal. Numa proposta posterior, de escrever um livro com momentos importantes da sala de aula, uma dupla de alunos descreveu odia da atividade com o Instituto Catlisador num capítulo chamado “Um dia normal, com um toque especial”.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Acho que desenvolveram a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo, de falar e de ouvir os colegas.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • “A Menina que Pensava por Meio de Imagens”

    Autoria

    Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente

    Autoria

    Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva

    Idade dos participantes

    De 22 à 45 anos.

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • invenções (soluções) para os problemas ambientais

    Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe

    Autoria

    Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio

    Idade dos participantes

    alunos do ensino superior (18/19/20...)

    Componente Currícular

    Biologia

  • “Um dia, um rio”

    Autoria

    Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira

    Idade dos participantes

    18 a 30

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento

    Autoria

    Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes

    Idade dos participantes

    13 - 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

    Autoria

    Guilherme Castro

    Idade dos participantes

    20

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade

    Autoria

    Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas

    Idade dos participantes

    22 à 25 anos

    Componente Currícular

    Biologia, Ciências etc

  • “Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele

    Autoria

    Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    20 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • “Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)

    Autoria

    João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes

    Idade dos participantes

    9 a 11 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar