
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Roda de Invenções “Comida” Titãs
O grupo, como um todo, se engajou muito na atividade. Durante o momento mão na massa, foi muito bacana estar numa posição de observadora. Deu para perceber algumas mudanças em questões que vejo no dia a dia, como dois alunos que não costumam se dar bem, trocam farpas, e nesse dia resolveram trabalhar juntos. Foi um ganho. Eles ficaram até o final para fazer bem feito. Foi muito legal ver essa parceria deles.
Também vi um aluno que costuma ser meio calado e que se envolveu muito. Ele fez um carro super equipado. Pude ver um lado criativo que ele não costuma mostrar porque é muito tímido. E percebi também a dificuldade de concentração de alguns, de se conectar com a proposta, o que só confirmou um ponto de atenção que eu já sabia.

Autoria
Professora Sheila Ximenes

Contexto
Contraturno

Idade dos participantes
13 / 14 anos
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Conhecer melhor meus estudantes
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Explorar materiais e ferramentas
Componente curricular
Projeto Interdisciplinar
Competências Gerais da BNCC
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Escolhi a música "Comida", dos Titãs. Para poder conhecer sobre os sonhos e motivações dos adolescentes. Para trabalhar com eles a sua identidade, pois sinto falta de engajamento nessa geração. Queria investigar o que pensam e querem para si e para o mundo em que vivem.
Roda Mão na Massa
Provocação
Assim como a comida nutre nossos corpos, há outras coisas que alimentam nossa existência. A música dos Titãs fala de cultura, arte, diversão, e outras coisas que desejamos e necessitamos. Outros tipos de fome. E você, tem fome de quê? O que te alimenta além da comida? Construa algo que represente uma coisa que te inspira, te motiva, te alegra, te anima e te dá energia para agir.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Usei o Kit Rodas de Invenções do Lar das Crianças. Achei que nesse primeiro momento não havia necessidade de outros materiais além dele. Os estudantes gostaram bastante dos recursos elétricos.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Fizemos uma roda de cadeiras no centro da sala e cada aluno apresentou sua criação/construção para o grupo e explicou o que aquele objeto representava.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Surgiram várias narrativas legais. O Miguel falou que queria fazer o Triângulo das Bermudas por que é um lugar que mexe com a curiosidade dele. Então ele fez um triângulo que gira para representar sua curiosidade, que é algo que o motiva e anima. O Gabriel e o Mateus fizeram um catavendo que girava com um motorzinho para representar que a vida não para e que eles têm que se esforçar para acompanhar. A Laura construiu uma cama para representar seu quarto, para falar desses momentos de paz sozinha, ouvindo musica e pensando na vida que ela passa lá e que são momentos importantes para ela. O Pietro construiu um carro super elaborado e falou dos momentos em que passeia ou viaja de carro em família, momentos especiais que o deixam feliz. Também apareceram uma flor para representar o amor pelo cachorro, um sofá para representar os momentos em que assiste filmes em família comendo coisas gostosas, e um avião porque gostariam de visitar os familiares que moram em outras cidades/ lugares.
O que faria diferente numa próxima?
Acho que nada. Talvez eu numa próxima vez eu possa apresentar mais materiais, embora com muitas opções eles podem confundir. Mas acho que vale tentar trazer outras coisas.
Como foi a participação dos estudantes?
Todos se engajaram e todos compartilharam suas invenções. Alguns comentaram depois que o dia foi muito legal. Numa proposta posterior, de escrever um livro com momentos importantes da sala de aula, uma dupla de alunos descreveu odia da atividade com o Instituto Catlisador num capítulo chamado “Um dia normal, com um toque especial”.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Acho que desenvolveram a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo, de falar e de ouvir os colegas.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar