
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
É tão atrativo que até os adultos usam a imaginação e a criatividade para tentarem solucionar os problemas na confecção de suas invenções.
Estamos apaixonados pelas Roda de Invenções! Elas vão além do tradicionalismo e tratam questões como a formação do pensamento crítico .

Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio

Contexto
Instituto Federal do Rio de Janeiro

Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Motivações
- Aprofundar conteúdos
- Criar provocações para projetos
- Desenvolver a colaboração/trabalho em grupo
- Diversificar propostas na sala de aula
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Biologia
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Trabalho e projeto de vida
Argumentação
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
Tema: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry) fizemos a escolha deste livro porque ele aborda temas como o cuidado, a responsabilidade e a reflexão sobre o essencial, que são fundamentais para compreender a importância da preservação do meio ambiente. A relação do Pequeno Príncipe com a rosa, que exige atenção e zelo, é uma metáfora poderosa para o cuidado com a Terra. Além disso, a crítica ao comportamento dos adultos, que se distraem com questões superficiais, pode sensibilizar sobre como nossas ações impactam o planeta, incentivando uma visão mais cuidadosa e consciente da natureza. Escolhermos a leitura do capitulo 5, porque esse trecho aborda a importância de cuidar do que é frágil e de prevenir problemas antes que se tornem grandes. No livro, o Pequeno Príncipe fala sobre os baobás, que, se não forem cuidadosamente plantados e podados, podem crescer descontroladamente e destruir seu pequeno planeta. Esse tema pode ser associado ao cuidado com o meio ambiente, como o desmatamento e a poluição, que, se não forem prevenidos e controlados desde o início, podem causar danos irreparáveis ao planeta. Este capítulo nos ensina sobre a importância de agir com responsabilidade e antecipação para evitar que problemas ambientais cresçam e se tornem incontroláveis.
Roda Mão na Massa
Provocação
Pedimos ao alunos para imaginarem um forma de controlar os danos, pensando numa solução criativa eficaz para minimizar e ate mesmo findar os problemas ambientas enfrentados. Pergunta norteadora: Que invenções podem ajudar a proteger a Terra, assim como o Pequeno Príncipe protegeu sua casa?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Foi maravilhosa, pois foram trocadas ideias e soluções. Ao abordarmos este tema do cuidado com a natureza (como no capítulo dos baobás, que aborda a importância de cuidar do que é frágil), os participantes compartilharam suas próprias ideias sobre como ajudar a preservar o planeta. A Roda de Invenções foi um espaço onde cada pessoa propôs uma solução ( uma invenção) que ajudou de forma lúdica a combater o desmatamento, a poluição e outras questões ambientais. A troca de ideias entre os participantes gerou um ambiente de colaboração e inovação.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Surgiram 4 invenções lindas; Primeira invenção: ARRANCADOR, máquina arrancadora de partículas de poluição, identificador de baobás (poluição) Segunda invenção: CORTADOR, máquina com 3 dispositivos de corte, que cortam por etapa para que se, de alguma forma seu primeiro corte falhar, ele tem outros dois para sanar com o problema de plantas daninhas. Terceira invenção: EXTERMINADOR, máquina com dispositivo a laser que faz a leitura biônica pra identificar os problemas para só então atacar a raiz do problema. Quarta invenção: ADALBERTO, "expulsador" do problemas ambientais
O que faria diferente numa próxima?
Pensaria em novas questões.
Como foi a participação dos estudantes?
Excelente, super participaram!
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
A pensar em soluções e ir além da problemática.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar