Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola
Os relatos desencadeados no momento do compartilhamento.
Autoria
Pamella Matos e Liana Mazer
Contexto
Organização social
Idade dos participantes
Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.
Motivações
- Construir/fortalecer o grupo
Componente curricular
Projeto Interdisciplinar
Competências Gerais da BNCC
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Crônica de Rubem Alves - Ostra feliz não faz pérola
Roda Mão na Massa
Provocação
Rubem Alves narra a história das ostras, destacando uma ostra solitária que sofre com a dor causada por um grão de areia em sua carne. Apesar do sofrimento, ela transforma essa dor em uma pérola. O autor faz uma analogia entre a capacidade das ostras de transformar a tragédia em beleza e a habilidade dos seres humanos de enfrentar o sofrimento e criar obras de arte. Ele conclui que a beleza não elimina a tragédia, mas a torna suportável, destacando que são os que sofrem que muitas vezes produzem a verdadeira beleza, como os artistas Beethoven, Van Gogh, Cecília Meireles e Fernando Pessoa. Qual é o seu grão de areia? Construa algo que represente alguma transformação/mudança que você já viveu ou presenciou como professor.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Utilizamos o Kit Rodas de Invenções
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Criamos um Padlet temático ( um mural digital) com o título "Em busca da felicidade". Em seguida, propusemos aos participantes que postassem sobre o que construíram no mão na massa. Em suas publicações constaram: título, imagem e um pequeno texto contando como sua construção se conecta com a experiência vivida. Caso não seja possível o uso de um mural digital, a mesma estratégia de compartilhamento pode ser feita em um mural físico, com uma foto ou desenho da construção, autoria, título e também o pequeno texto explicativo.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Uma das educadoras compartilhou conosco que, ao ingressar na instituição onde atua (Lar das Crianças), conheceu um estudante imigrante do continente africano. Essa criança vivia em situação de vulnerabilidade e tinha dificuldade em enxergar beleza e características positivas em si mesma. A professora relatou que a trajetória para a construção da autoestima dele foi longa e, paralelamente, ela também passou por um processo similar, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento de sua negritude. Ela nomeou a construção que representou sua experiência de "O Brilho de Volta" justamente por ter sido um percurso difícil, mas que, no fim, apesar das dificuldades, trouxe frutos colhidos com muito carinho e dedicação.
O que faria diferente numa próxima?
É uma roda para um momento de sensibilização, então, sugerimos que tenha um bom tempo para a proposta (1h30). Poderíamos ter tido mais tempo para o momento do compartilhamento de narrativas.
Como foi a participação dos estudantes?
Foi boa, o texto pareceu sensibilizar bastante as educadoras.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
As educadoras tiveram a oportunidade de refletir a respeito de sua prática, e as pérolas que encontram no percurso da docência.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Estatuto da Criança e do Adolescente
Autoria
Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que faz de um pássaro um pássaro?
Autoria
Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças
Idade dos participantes
4 e 5 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que você faz com uma ideia?
Autoria
Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Grupo de 7 e 8 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar