Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola

Os relatos desencadeados no momento do compartilhamento.

Autoria

Pamella Matos e Liana Mazer

Contexto

Organização social

Idade dos participantes

Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.

Motivações

- Construir/fortalecer o grupo

Componente curricular

Projeto Interdisciplinar

Competências Gerais da BNCC

Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Crônica de Rubem Alves - Ostra feliz não faz pérola

Roda Mão na Massa

Provocação

Rubem Alves narra a história das ostras, destacando uma ostra solitária que sofre com a dor causada por um grão de areia em sua carne. Apesar do sofrimento, ela transforma essa dor em uma pérola. O autor faz uma analogia entre a capacidade das ostras de transformar a tragédia em beleza e a habilidade dos seres humanos de enfrentar o sofrimento e criar obras de arte. Ele conclui que a beleza não elimina a tragédia, mas a torna suportável, destacando que são os que sofrem que muitas vezes produzem a verdadeira beleza, como os artistas Beethoven, Van Gogh, Cecília Meireles e Fernando Pessoa. Qual é o seu grão de areia? Construa algo que represente alguma transformação/mudança que você já viveu ou presenciou como professor.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Utilizamos o Kit Rodas de Invenções

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Criamos um Padlet temático ( um mural digital) com o título "Em busca da felicidade". Em seguida, propusemos aos participantes que postassem sobre o que construíram no mão na massa. Em suas publicações constaram: título, imagem e um pequeno texto contando como sua construção se conecta com a experiência vivida. Caso não seja possível o uso de um mural digital, a mesma estratégia de compartilhamento pode ser feita em um mural físico, com uma foto ou desenho da construção, autoria, título e também o pequeno texto explicativo.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Uma das educadoras compartilhou conosco que, ao ingressar na instituição onde atua (Lar das Crianças), conheceu um estudante imigrante do continente africano. Essa criança vivia em situação de vulnerabilidade e tinha dificuldade em enxergar beleza e características positivas em si mesma. A professora relatou que a trajetória para a construção da autoestima dele foi longa e, paralelamente, ela também passou por um processo similar, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento de sua negritude. Ela nomeou a construção que representou sua experiência de "O Brilho de Volta" justamente por ter sido um percurso difícil, mas que, no fim, apesar das dificuldades, trouxe frutos colhidos com muito carinho e dedicação.

O que faria diferente numa próxima?

É uma roda para um momento de sensibilização, então, sugerimos que tenha um bom tempo para a proposta (1h30). Poderíamos ter tido mais tempo para o momento do compartilhamento de narrativas.

Como foi a participação dos estudantes?

Foi boa, o texto pareceu sensibilizar bastante as educadoras.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

As educadoras tiveram a oportunidade de refletir a respeito de sua prática, e as pérolas que encontram no percurso da docência.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Da minha janela

    Autoria

    Profª Isildinha Stambowisky

    Idade dos participantes

    7/8 anos - turma de 2º ano

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Vejo da minha janela…

    Autoria

    Profª Tairine Batista de Andrade

    Idade dos participantes

    7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Alfabetização

  • “Lolo Barnabé”

    Autoria

    Professora Roberta

    Idade dos participantes

    8 e 9 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc, História, Língua Portuguesa

  • Amoras – Emicida

    Autoria

    Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

    Idade dos participantes

    entre 10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • JANELA PARA O FUTURO

    Autoria

    Suellen Alves

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Ei, ei, ei Vanderlei

    Autoria

    Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano

    Idade dos participantes

    8 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa

  • LÚCIA JÁ VOU INDO

    Autoria

    Profª Janaína Aparecida Alves da Silva

    Idade dos participantes

    7 E 8 ANOS - ALUNOS 2º ANO

    Componente Currícular

    Geografia, Língua Portuguesa

  • Oficina de férias: O Coiso Estranho

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Eram alunos variados, de seis a nove anos.

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • O Jardim Curioso

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Estudantes do 3ºano ao 8ºano.

    Componente Currícular

    Filosofia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia

  • Criando com Lolo Barnabé e Brisa

    Autoria

    Franciele Gomes, Liana Mazer, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Acima de 30 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar