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Se criança governasse o mundo
O que mais me surpreendeu ao implementar essa Roda foi a reação inicial dos estudantes ao manipular os materiais não estruturados. No começo, percebi um misto de curiosidade e hesitação, pois muitos não estavam acostumados a ter liberdade para criar e explorar sem fitas e colas para manter as estruturas de pé. No entanto, à medida que interagiam com os materiais, começaram a demonstrar um encantamento genuíno, formulando ideias inesperadas e soluções criativas. Esse momento revelou o quanto a autonomia e o protagonismo infantil podem transformar a aprendizagem, tornando-a mais significativa e envolvente. Além disso, foi fascinante observar como cada criança interpretava os desafios de forma única, reforçando a importância de um ambiente que estimule a experimentação e a expressão livre do pensamento.

Autoria
Melina Santos

Contexto
Escola pública

Idade dos participantes
Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental - 9 anos
Motivações
- Criar provocações para projetos
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento
Componente curricular
Geografia
História
Matemática
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Cultura digital
Argumentação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
O tema escolhido foi "Cidade das Crianças", e a leitura selecionada foi o livro "Se a Criança Governasse o Mundo". Escolhi essa leitura porque ela estimula a imaginação e o protagonismo infantil, permitindo refletir sobre como seria uma cidade pensada a partir do olhar das crianças. Além disso, o livro traz uma perspectiva lúdica e crítica sobre a sociedade, incentivando a empatia, a criatividade e a participação ativa das crianças na construção de um mundo melhor.
Roda Mão na Massa
Provocação
Se você e seu grupo governassem o mundo, qual seria a primeira coisa que construíram?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Sim, foi utilizado o kit Roda das invenções a partir do projeto Catalise sua escola.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Como estratégia de compartilhamos utilizamos o registro em folha sobre o que contruíram e roda de conversa.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
As narrativas que surgiram foram no início da proposta, onde os estudantes estavam muito atrelados a estruturas convencionais de construção e sem a cola e fita para ligar as peças acabaram mencionando que não sabiam o que produzir. Logo, com a mediação e orientação sobre os materiais não estruturados, os estudantes começaram a ter um novo olhar para as peças. Por fim, cada peça ganhou uma nova função.
O que faria diferente numa próxima?
Deixaria que eles explorassem os materiais sem uma instrução prévia. Para depois, iniciar a Roda.
Como foi a participação dos estudantes?
Os estudantes participaram ativamente e engajados.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
A partir dessa proposta, acredito que os estudantes desenvolveram habilidades fundamentais, tanto cognitivas quanto socioemocionais. Ao interagir com os materiais não estruturados, eles exercitaram a criatividade, a experimentação e o pensamento crítico, buscando diferentes formas de resolver problemas e expressar suas ideias. Além disso, a atividade incentivou a colaboração e a comunicação, pois muitos trocaram experiências, negociaram soluções e trabalharam juntos para concretizar suas ideias. Outro aspecto importante foi o fortalecimento da autonomia e da confiança, pois tiveram liberdade para explorar, errar e recomeçar sem medo. Esse processo os ajudou a perceber que não há um único caminho ou resposta certa, estimulando uma postura investigativa e curiosa diante dos desafios. No contexto do tema "Cidade das Crianças", eles também refletiram sobre suas próprias necessidades e desejos para o ambiente em que vivem, desenvolvendo um olhar mais crítico e participativo sobre a sociedade.
Se inspirou com essa prática?
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De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Estatuto da Criança e do Adolescente
Autoria
Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que faz de um pássaro um pássaro?
Autoria
Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças
Idade dos participantes
4 e 5 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que você faz com uma ideia?
Autoria
Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Grupo de 7 e 8 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola
Autoria
Pamella Matos e Liana Mazer
Idade dos participantes
Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O livro errado
Autoria
Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
A Invenção de Hugo Cabret
Autoria
Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola
Idade dos participantes
Em torno de 12 anos - 7º ano
Componente Currícular
Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia
Jumanji
Autoria
Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer
Idade dos participantes
9 e 10 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa
Roda de Invenções “Comida” Titãs
Autoria
Professora Sheila Ximenes
Idade dos participantes
13 / 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz
Autoria
Simone K. Lederman
Idade dos participantes
Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar