Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Se criança governasse o mundo

O que mais me surpreendeu ao implementar essa Roda foi a reação inicial dos estudantes ao manipular os materiais não estruturados. No começo, percebi um misto de curiosidade e hesitação, pois muitos não estavam acostumados a ter liberdade para criar e explorar sem fitas e colas para manter as estruturas de pé. No entanto, à medida que interagiam com os materiais, começaram a demonstrar um encantamento genuíno, formulando ideias inesperadas e soluções criativas. Esse momento revelou o quanto a autonomia e o protagonismo infantil podem transformar a aprendizagem, tornando-a mais significativa e envolvente. Além disso, foi fascinante observar como cada criança interpretava os desafios de forma única, reforçando a importância de um ambiente que estimule a experimentação e a expressão livre do pensamento.

Autoria

Melina Santos

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental - 9 anos

Motivações

- Criar provocações para projetos
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento

Componente curricular

Geografia
História
Matemática

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Cultura digital
Argumentação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

O tema escolhido foi "Cidade das Crianças", e a leitura selecionada foi o livro "Se a Criança Governasse o Mundo". Escolhi essa leitura porque ela estimula a imaginação e o protagonismo infantil, permitindo refletir sobre como seria uma cidade pensada a partir do olhar das crianças. Além disso, o livro traz uma perspectiva lúdica e crítica sobre a sociedade, incentivando a empatia, a criatividade e a participação ativa das crianças na construção de um mundo melhor.

Roda Mão na Massa

Provocação

Se você e seu grupo governassem o mundo, qual seria a primeira coisa que construíram?

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Sim, foi utilizado o kit Roda das invenções a partir do projeto Catalise sua escola.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Como estratégia de compartilhamos utilizamos o registro em folha sobre o que contruíram e roda de conversa.

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

As narrativas que surgiram foram no início da proposta, onde os estudantes estavam muito atrelados a estruturas convencionais de construção e sem a cola e fita para ligar as peças acabaram mencionando que não sabiam o que produzir. Logo, com a mediação e orientação sobre os materiais não estruturados, os estudantes começaram a ter um novo olhar para as peças. Por fim, cada peça ganhou uma nova função.

O que faria diferente numa próxima?

Deixaria que eles explorassem os materiais sem uma instrução prévia. Para depois, iniciar a Roda.

Como foi a participação dos estudantes?

Os estudantes participaram ativamente e engajados.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

A partir dessa proposta, acredito que os estudantes desenvolveram habilidades fundamentais, tanto cognitivas quanto socioemocionais. Ao interagir com os materiais não estruturados, eles exercitaram a criatividade, a experimentação e o pensamento crítico, buscando diferentes formas de resolver problemas e expressar suas ideias. Além disso, a atividade incentivou a colaboração e a comunicação, pois muitos trocaram experiências, negociaram soluções e trabalharam juntos para concretizar suas ideias. Outro aspecto importante foi o fortalecimento da autonomia e da confiança, pois tiveram liberdade para explorar, errar e recomeçar sem medo. Esse processo os ajudou a perceber que não há um único caminho ou resposta certa, estimulando uma postura investigativa e curiosa diante dos desafios. No contexto do tema "Cidade das Crianças", eles também refletiram sobre suas próprias necessidades e desejos para o ambiente em que vivem, desenvolvendo um olhar mais crítico e participativo sobre a sociedade.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS

    Autoria

    Professora Simone Sant Ana

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia

  • Da minha Janela

    Autoria

    Professora Débora e alunos do 1º ano

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • DA MINHA JANELA

    Autoria

    Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Lucia já vou indo

    Autoria

    Professora Leila e os estudantes do 1º L

    Idade dos participantes

    6, 7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar

  • Da minha janela

    Autoria

    Profª Isildinha Stambowisky

    Idade dos participantes

    7/8 anos - turma de 2º ano

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Vejo da minha janela…

    Autoria

    Profª Tairine Batista de Andrade

    Idade dos participantes

    7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Alfabetização

  • “Lolo Barnabé”

    Autoria

    Professora Roberta

    Idade dos participantes

    8 e 9 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc, História, Língua Portuguesa

  • Amoras – Emicida

    Autoria

    Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

    Idade dos participantes

    entre 10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • JANELA PARA O FUTURO

    Autoria

    Suellen Alves

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Ei, ei, ei Vanderlei

    Autoria

    Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano

    Idade dos participantes

    8 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa