
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Se criança governasse o mundo
O que mais me surpreendeu ao implementar essa Roda foi a reação inicial dos estudantes ao manipular os materiais não estruturados. No começo, percebi um misto de curiosidade e hesitação, pois muitos não estavam acostumados a ter liberdade para criar e explorar sem fitas e colas para manter as estruturas de pé. No entanto, à medida que interagiam com os materiais, começaram a demonstrar um encantamento genuíno, formulando ideias inesperadas e soluções criativas. Esse momento revelou o quanto a autonomia e o protagonismo infantil podem transformar a aprendizagem, tornando-a mais significativa e envolvente. Além disso, foi fascinante observar como cada criança interpretava os desafios de forma única, reforçando a importância de um ambiente que estimule a experimentação e a expressão livre do pensamento.

Autoria
Melina Santos

Contexto
Escola pública

Idade dos participantes
Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental - 9 anos
Motivações
- Criar provocações para projetos
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento
Componente curricular
Geografia
História
Matemática
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Cultura digital
Argumentação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
O tema escolhido foi "Cidade das Crianças", e a leitura selecionada foi o livro "Se a Criança Governasse o Mundo". Escolhi essa leitura porque ela estimula a imaginação e o protagonismo infantil, permitindo refletir sobre como seria uma cidade pensada a partir do olhar das crianças. Além disso, o livro traz uma perspectiva lúdica e crítica sobre a sociedade, incentivando a empatia, a criatividade e a participação ativa das crianças na construção de um mundo melhor.
Roda Mão na Massa
Provocação
Se você e seu grupo governassem o mundo, qual seria a primeira coisa que construíram?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Sim, foi utilizado o kit Roda das invenções a partir do projeto Catalise sua escola.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Como estratégia de compartilhamos utilizamos o registro em folha sobre o que contruíram e roda de conversa.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
As narrativas que surgiram foram no início da proposta, onde os estudantes estavam muito atrelados a estruturas convencionais de construção e sem a cola e fita para ligar as peças acabaram mencionando que não sabiam o que produzir. Logo, com a mediação e orientação sobre os materiais não estruturados, os estudantes começaram a ter um novo olhar para as peças. Por fim, cada peça ganhou uma nova função.
O que faria diferente numa próxima?
Deixaria que eles explorassem os materiais sem uma instrução prévia. Para depois, iniciar a Roda.
Como foi a participação dos estudantes?
Os estudantes participaram ativamente e engajados.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
A partir dessa proposta, acredito que os estudantes desenvolveram habilidades fundamentais, tanto cognitivas quanto socioemocionais. Ao interagir com os materiais não estruturados, eles exercitaram a criatividade, a experimentação e o pensamento crítico, buscando diferentes formas de resolver problemas e expressar suas ideias. Além disso, a atividade incentivou a colaboração e a comunicação, pois muitos trocaram experiências, negociaram soluções e trabalharam juntos para concretizar suas ideias. Outro aspecto importante foi o fortalecimento da autonomia e da confiança, pois tiveram liberdade para explorar, errar e recomeçar sem medo. Esse processo os ajudou a perceber que não há um único caminho ou resposta certa, estimulando uma postura investigativa e curiosa diante dos desafios. No contexto do tema "Cidade das Crianças", eles também refletiram sobre suas próprias necessidades e desejos para o ambiente em que vivem, desenvolvendo um olhar mais crítico e participativo sobre a sociedade.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
LÚCIA JÁ VOU INDO
Autoria
Profª Janaína Aparecida Alves da Silva
Idade dos participantes
7 E 8 ANOS - ALUNOS 2º ANO
Componente Currícular
Geografia, Língua Portuguesa
Oficina de férias: O Coiso Estranho
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos e Rita Camargo
Idade dos participantes
Eram alunos variados, de seis a nove anos.
Componente Currícular
Língua Portuguesa
O Jardim Curioso
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Estudantes do 3ºano ao 8ºano.
Componente Currícular
Filosofia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia
Criando com Lolo Barnabé e Brisa
Autoria
Franciele Gomes, Liana Mazer, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Acima de 30 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Feijão Suculento
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Grupos diversos: ensino fundamental I, com alunos de 2ºano e 3ºano; fundamental II, com alunos de 7ºano a 8ºano; e em contexto de formação de professores.
Componente Currícular
Ciências etc, Geografia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia
Engenhocas para um mundo melhor
Autoria
Profª Rafaella e alunos do 3° ano
Idade dos participantes
8/9
Componente Currícular
Arte, História, Língua Portuguesa, Matemática
Aula de Português mão na massa – Fake News
Autoria
Renata Araújo e Ana Marcia Oliveira
Idade dos participantes
9° ano / 14 e 15 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa, Tecnologia
Barco da Criatividade
Autoria
Sandra Elias e Roberta Taffarello
Idade dos participantes
18-70
Componente Currícular
Tecnologia
Rodas de Invenções e Mitologia Grega
Autoria
Pamella Matos e Simone Ledermann
Idade dos participantes
9 e 10 anos
Componente Currícular
História
Ano Novo com Engenhocas Criativas
Autoria
Profª Sandra Elias
Idade dos participantes
7 a 10 anos
Componente Currícular
Tecnologia