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Se criança governasse o mundo
O que mais me surpreendeu ao implementar essa Roda foi a reação inicial dos estudantes ao manipular os materiais não estruturados. No começo, percebi um misto de curiosidade e hesitação, pois muitos não estavam acostumados a ter liberdade para criar e explorar sem fitas e colas para manter as estruturas de pé. No entanto, à medida que interagiam com os materiais, começaram a demonstrar um encantamento genuíno, formulando ideias inesperadas e soluções criativas. Esse momento revelou o quanto a autonomia e o protagonismo infantil podem transformar a aprendizagem, tornando-a mais significativa e envolvente. Além disso, foi fascinante observar como cada criança interpretava os desafios de forma única, reforçando a importância de um ambiente que estimule a experimentação e a expressão livre do pensamento.

Autoria
Melina Santos

Contexto
Escola pública

Idade dos participantes
Estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental - 9 anos
Motivações
- Criar provocações para projetos
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento
Componente curricular
Geografia
História
Matemática
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Comunicação
Cultura digital
Argumentação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
O tema escolhido foi "Cidade das Crianças", e a leitura selecionada foi o livro "Se a Criança Governasse o Mundo". Escolhi essa leitura porque ela estimula a imaginação e o protagonismo infantil, permitindo refletir sobre como seria uma cidade pensada a partir do olhar das crianças. Além disso, o livro traz uma perspectiva lúdica e crítica sobre a sociedade, incentivando a empatia, a criatividade e a participação ativa das crianças na construção de um mundo melhor.
Roda Mão na Massa
Provocação
Se você e seu grupo governassem o mundo, qual seria a primeira coisa que construíram?
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Sim, foi utilizado o kit Roda das invenções a partir do projeto Catalise sua escola.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Como estratégia de compartilhamos utilizamos o registro em folha sobre o que contruíram e roda de conversa.
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
As narrativas que surgiram foram no início da proposta, onde os estudantes estavam muito atrelados a estruturas convencionais de construção e sem a cola e fita para ligar as peças acabaram mencionando que não sabiam o que produzir. Logo, com a mediação e orientação sobre os materiais não estruturados, os estudantes começaram a ter um novo olhar para as peças. Por fim, cada peça ganhou uma nova função.
O que faria diferente numa próxima?
Deixaria que eles explorassem os materiais sem uma instrução prévia. Para depois, iniciar a Roda.
Como foi a participação dos estudantes?
Os estudantes participaram ativamente e engajados.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
A partir dessa proposta, acredito que os estudantes desenvolveram habilidades fundamentais, tanto cognitivas quanto socioemocionais. Ao interagir com os materiais não estruturados, eles exercitaram a criatividade, a experimentação e o pensamento crítico, buscando diferentes formas de resolver problemas e expressar suas ideias. Além disso, a atividade incentivou a colaboração e a comunicação, pois muitos trocaram experiências, negociaram soluções e trabalharam juntos para concretizar suas ideias. Outro aspecto importante foi o fortalecimento da autonomia e da confiança, pois tiveram liberdade para explorar, errar e recomeçar sem medo. Esse processo os ajudou a perceber que não há um único caminho ou resposta certa, estimulando uma postura investigativa e curiosa diante dos desafios. No contexto do tema "Cidade das Crianças", eles também refletiram sobre suas próprias necessidades e desejos para o ambiente em que vivem, desenvolvendo um olhar mais crítico e participativo sobre a sociedade.