Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente

O que me surpreendeu foi ver a criatividade na solução da problemática, vendo que as sugestões que foram propostas podem realmente ser aplicáveis no dia a dia, em maior escala.

Autoria

Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva

Contexto

Escola pública
Instituto Federal do Rio de Janeiro

Idade dos participantes

De 22 à 45 anos.

Motivações

- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Aprofundar conteúdos
- Criar provocações para projetos
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento

Componente curricular

Arte
Biologia
Ciências etc

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

O texto escolhido foi a música do Sítio do Picapau Amarelo no Youtube por Flor GIl / Galinha Pintadinha. A escolha do texto e dessa música foi para que os alunos entendessem como funciona o sítio, saber da presença dos seres ali presentes.

Roda Mão na Massa

Provocação

A provocação feita foi de que no sítio se tem a criação de animais de produção e agricultura, que consequentemente geram resíduos e no próprio sítio havia um biodigestor, mas como estamos em época de chuvas, ele era de vidro e um raio atingiu um local próximo e o quebrou, então é necessário um novo, mas os recursos financeiros estavam baixos, sendo assim, foi sugerido que eles criassem um novo biodigestor de maneira econômica e com produtos recicláveis.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Foram utilizados materiais descartáveis como: Potes, garrafas pet, tampas de garrafa, pote de batata, bexiga, caixa de cápsulas de café.

Outros materiais utilizados: elástico, durex, tesoura, barbante, post it, miçangas, porta fotos de plástico, recursos audio visuais (data show com som para colocar a música para os alunos), e o mais importante, a imaginação dos participantes.

 

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Os alunos imaginaram histórias que solucionassem o problema levantado, mostrando suas invenções com os materiais recicláveis.

O que faria diferente numa próxima?

Apenas levaria novos materiais descartáveis para ver como impactaria na criatividade.

Como foi a participação dos estudantes?

Todos se envolveram com a proposta e foi muito satisfatório.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Eles desenvolveram a capacidade de solucionar problemas usando a criatividade.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • “A Menina que Pensava por Meio de Imagens”

    Autoria

    Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente

    Autoria

    Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva

    Idade dos participantes

    De 22 à 45 anos.

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • invenções (soluções) para os problemas ambientais

    Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe

    Autoria

    Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio

    Idade dos participantes

    alunos do ensino superior (18/19/20...)

    Componente Currícular

    Biologia

  • “Um dia, um rio”

    Autoria

    Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira

    Idade dos participantes

    18 a 30

    Componente Currícular

    Arte, Biologia, Ciências etc

  • Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento

    Autoria

    Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes

    Idade dos participantes

    13 - 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?

    Autoria

    Guilherme Castro

    Idade dos participantes

    20

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade

    Autoria

    Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas

    Idade dos participantes

    22 à 25 anos

    Componente Currícular

    Biologia, Ciências etc

  • “Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele

    Autoria

    Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães

    Idade dos participantes

    20 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc

  • “Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)

    Autoria

    João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes

    Idade dos participantes

    9 a 11 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar