
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
O que me surpreendeu foi ver a criatividade na solução da problemática, vendo que as sugestões que foram propostas podem realmente ser aplicáveis no dia a dia, em maior escala.

Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva

Contexto
Escola pública
Instituto Federal do Rio de Janeiro

Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Motivações
- Ampliar repertório sobre novas temáticas/assuntos
- Aprofundar conteúdos
- Criar provocações para projetos
- Explorar materiais e ferramentas
- Introduzir propostas mão na massa na sala de aula
- Praticar rotinas de pensamento
Componente curricular
Arte
Biologia
Ciências etc
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
O texto escolhido foi a música do Sítio do Picapau Amarelo no Youtube por Flor GIl / Galinha Pintadinha. A escolha do texto e dessa música foi para que os alunos entendessem como funciona o sítio, saber da presença dos seres ali presentes.
Roda Mão na Massa
Provocação
A provocação feita foi de que no sítio se tem a criação de animais de produção e agricultura, que consequentemente geram resíduos e no próprio sítio havia um biodigestor, mas como estamos em época de chuvas, ele era de vidro e um raio atingiu um local próximo e o quebrou, então é necessário um novo, mas os recursos financeiros estavam baixos, sendo assim, foi sugerido que eles criassem um novo biodigestor de maneira econômica e com produtos recicláveis.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Foram utilizados materiais descartáveis como: Potes, garrafas pet, tampas de garrafa, pote de batata, bexiga, caixa de cápsulas de café.
Outros materiais utilizados: elástico, durex, tesoura, barbante, post it, miçangas, porta fotos de plástico, recursos audio visuais (data show com som para colocar a música para os alunos), e o mais importante, a imaginação dos participantes.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Os alunos imaginaram histórias que solucionassem o problema levantado, mostrando suas invenções com os materiais recicláveis.
O que faria diferente numa próxima?
Apenas levaria novos materiais descartáveis para ver como impactaria na criatividade.
Como foi a participação dos estudantes?
Todos se envolveram com a proposta e foi muito satisfatório.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Eles desenvolveram a capacidade de solucionar problemas usando a criatividade.