Rodas de Invenções > Relatos de Professores
“Um dia, um rio”
A interação pessoal e interpessoal dos alunos, juntamente com o debate de explicação de cada artefato, e como eles podem se complementar.
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Contexto
Instituto Federal do Rio de Janeiro
Idade dos participantes
18 a 30
Motivações
- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir novos conteúdos curriculares
- Praticar rotinas de pensamento
- Realizar oficinas de leitura e escrita
Componente curricular
Arte
Biologia
Ciências etc
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Trabalho e projeto de vida
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
O livro de Léo Alves, ilustrado por André Neves, trata de maneira poética e impactante a problemática ambiental e a devastação provocada pelo ser humano nos rios, com uma perspectiva sensível e crítica. O livro dá voz ao próprio rio, que conta sua trajetória, manifestando emoções de tristeza e desespero perante a poluição, o descuido e as agressões que sofreu. A obra, com seu lirismo e contundência, é frequentemente vinculada ao colapso da barragem de Mariana, em Minas Gerais, em 2015. Ela aborda a interação do ser humano com o meio ambiente, fomentando a consciência ecológica. Embora seja uma obra direcionada ao público jovem, suas mensagens são profundas e abrangem todas as faixas etárias, instigando a reflexão sobre a relevância de proteger os recursos naturais e o efeito das atividades humanas no ambiente. “Um dia, um rio” é um lamento, um pedido de socorro tardio de um rio vulnerável que não consegue reagir à invasão da lama da mineração que destroi suas águas e as vidas que protege. O livro apresenta a voz doce e melancólica de um rio que lamenta sua sorte como se entoasse uma melancólica modinha de viola, relembrando os tempos em que enchia de vida seu leito, suas margens e as áreas por onde passava. A poesia do texto se une à força das ilustrações como dois rios que convergem nesta tocante criação. Um dia, um rio não se resume a uma única leitura, nem se limita a um único acontecimento. O texto e as imagens não apenas representam um rio, mas também amplificam outras vozes silenciadas em que o meio ambiente foi prejudicado pela falta de políticas ambientais eficazes.
Roda Mão na Massa
Provocação
Tema: Elaboração de uma máquina ou instrumento inovadores para a recuperação de áreas degradadas Pergunta Norteadora: "Quais ações podemos adotar para promover a recuperação de áreas degradadas e garantir a preservação dos rios e seus ecossistemas?" Objetivos: Estimular a criatividade e a inovação na busca por soluções ambientais, desenvolver habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas, e conectar conceitos de ciências ambientais, tecnologia e sustentabilidade.
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
O kit foi disponibilizado pelo professor da disciplina, servindo de material para os alunos confeccionarem seus objetos durante a roda mão na massa.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
A estratégia de compartilhamento se deu através da situação problema proposta pelo livro e da pergunta norteadora que introduziu a roda mão da massa. Ao focar nas descrições e reflexões sobre o impacto das ações realizadas pelos alunos, esperava-se que os mesmos pudessem dialogar abertamente entre sí sobre a temática de problemas ambientais e como é possível propor soluções a partir de materiais sustentáveis.
O que faria diferente numa próxima?
Talvez o aprimoramento da temática, agora propondo medidas de execução mais complexas, visto que o assunto já foi introduzido.
Como foi a participação dos estudantes?
A participação dos alunos foi interativa e satisfatória, com todos elaborando as questões propostas e debatendo de forma conjunta.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Como a melhora das questões temáticas ambientais estão relacionadas com invenção e projetos de ações populares.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Estatuto da Criança e do Adolescente
Autoria
Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que faz de um pássaro um pássaro?
Autoria
Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças
Idade dos participantes
4 e 5 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
O que você faz com uma ideia?
Autoria
Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo
Idade dos participantes
Grupo de 7 e 8 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar