Rodas de Invenções > Relatos de Professores

“Um dia, um rio”

A interação pessoal e interpessoal dos alunos, juntamente com o debate de explicação de cada artefato, e como eles podem se complementar.

Autoria

Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira

Contexto

Instituto Federal do Rio de Janeiro

Idade dos participantes

18 a 30

Motivações

- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir novos conteúdos curriculares
- Praticar rotinas de pensamento
- Realizar oficinas de leitura e escrita

Componente curricular

Arte
Biologia
Ciências etc

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Trabalho e projeto de vida
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

O livro de Léo Alves, ilustrado por André Neves, trata de maneira poética e impactante a problemática ambiental e a devastação provocada pelo ser humano nos rios, com uma perspectiva sensível e crítica. O livro dá voz ao próprio rio, que conta sua trajetória, manifestando emoções de tristeza e desespero perante a poluição, o descuido e as agressões que sofreu. A obra, com seu lirismo e contundência, é frequentemente vinculada ao colapso da barragem de Mariana, em Minas Gerais, em 2015. Ela aborda a interação do ser humano com o meio ambiente, fomentando a consciência ecológica. Embora seja uma obra direcionada ao público jovem, suas mensagens são profundas e abrangem todas as faixas etárias, instigando a reflexão sobre a relevância de proteger os recursos naturais e o efeito das atividades humanas no ambiente. “Um dia, um rio” é um lamento, um pedido de socorro tardio de um rio vulnerável que não consegue reagir à invasão da lama da mineração que destroi suas águas e as vidas que protege. O livro apresenta a voz doce e melancólica de um rio que lamenta sua sorte como se entoasse uma melancólica modinha de viola, relembrando os tempos em que enchia de vida seu leito, suas margens e as áreas por onde passava. A poesia do texto se une à força das ilustrações como dois rios que convergem nesta tocante criação. Um dia, um rio não se resume a uma única leitura, nem se limita a um único acontecimento. O texto e as imagens não apenas representam um rio, mas também amplificam outras vozes silenciadas em que o meio ambiente foi prejudicado pela falta de políticas ambientais eficazes.

Roda Mão na Massa

Provocação

Tema: Elaboração de uma máquina ou instrumento inovadores para a recuperação de áreas degradadas Pergunta Norteadora: "Quais ações podemos adotar para promover a recuperação de áreas degradadas e garantir a preservação dos rios e seus ecossistemas?" Objetivos: Estimular a criatividade e a inovação na busca por soluções ambientais, desenvolver habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas, e conectar conceitos de ciências ambientais, tecnologia e sustentabilidade.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

O kit foi disponibilizado pelo professor da disciplina, servindo de material para os alunos confeccionarem seus objetos durante a roda mão na massa.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

A estratégia de compartilhamento se deu através da situação problema proposta pelo livro e da pergunta norteadora que introduziu a roda mão da massa. Ao focar nas descrições e reflexões sobre o impacto das ações realizadas pelos alunos, esperava-se que os mesmos pudessem dialogar abertamente entre sí sobre a temática de problemas ambientais e como é possível propor soluções a partir de materiais sustentáveis.

O que faria diferente numa próxima?

Talvez o aprimoramento da temática, agora propondo medidas de execução mais complexas, visto que o assunto já foi introduzido.

Como foi a participação dos estudantes?

A participação dos alunos foi interativa e satisfatória, com todos elaborando as questões propostas e debatendo de forma conjunta.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Como a melhora das questões temáticas ambientais estão relacionadas com invenção e projetos de ações populares.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola

    Autoria

    Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O livro errado

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • A Invenção de Hugo Cabret

    Autoria

    Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola

    Idade dos participantes

    Em torno de 12 anos - 7º ano

    Componente Currícular

    Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia

  • Jumanji

    Autoria

    Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    9 e 10 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa

  • Roda de Invenções “Comida” Titãs

    Autoria

    Professora Sheila Ximenes

    Idade dos participantes

    13 / 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS

    Autoria

    Professora Simone Sant Ana

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Tecnologia

  • Da minha Janela

    Autoria

    Professora Débora e alunos do 1º ano

    Idade dos participantes

    6 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • DA MINHA JANELA

    Autoria

    Professor Alex e alunos e alunas dos 5º anos A, B, C, D

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Lucia já vou indo

    Autoria

    Professora Leila e os estudantes do 1º L

    Idade dos participantes

    6, 7 anos

    Componente Currícular

    Arte, Ciências etc, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Projeto Interdisciplinar