Rodas de Invenções > Relatos de Professores

“Um dia, um rio”

A interação pessoal e interpessoal dos alunos, juntamente com o debate de explicação de cada artefato, e como eles podem se complementar.

Autoria

Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira

Contexto

Instituto Federal do Rio de Janeiro

Idade dos participantes

18 a 30

Motivações

- Diversificar propostas na sala de aula
- Introduzir novos conteúdos curriculares
- Praticar rotinas de pensamento
- Realizar oficinas de leitura e escrita

Componente curricular

Arte
Biologia
Ciências etc

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Trabalho e projeto de vida
Responsabilidade e cidadania

Roda de Leitura

O livro de Léo Alves, ilustrado por André Neves, trata de maneira poética e impactante a problemática ambiental e a devastação provocada pelo ser humano nos rios, com uma perspectiva sensível e crítica. O livro dá voz ao próprio rio, que conta sua trajetória, manifestando emoções de tristeza e desespero perante a poluição, o descuido e as agressões que sofreu. A obra, com seu lirismo e contundência, é frequentemente vinculada ao colapso da barragem de Mariana, em Minas Gerais, em 2015. Ela aborda a interação do ser humano com o meio ambiente, fomentando a consciência ecológica. Embora seja uma obra direcionada ao público jovem, suas mensagens são profundas e abrangem todas as faixas etárias, instigando a reflexão sobre a relevância de proteger os recursos naturais e o efeito das atividades humanas no ambiente. “Um dia, um rio” é um lamento, um pedido de socorro tardio de um rio vulnerável que não consegue reagir à invasão da lama da mineração que destroi suas águas e as vidas que protege. O livro apresenta a voz doce e melancólica de um rio que lamenta sua sorte como se entoasse uma melancólica modinha de viola, relembrando os tempos em que enchia de vida seu leito, suas margens e as áreas por onde passava. A poesia do texto se une à força das ilustrações como dois rios que convergem nesta tocante criação. Um dia, um rio não se resume a uma única leitura, nem se limita a um único acontecimento. O texto e as imagens não apenas representam um rio, mas também amplificam outras vozes silenciadas em que o meio ambiente foi prejudicado pela falta de políticas ambientais eficazes.

Roda Mão na Massa

Provocação

Tema: Elaboração de uma máquina ou instrumento inovadores para a recuperação de áreas degradadas Pergunta Norteadora: "Quais ações podemos adotar para promover a recuperação de áreas degradadas e garantir a preservação dos rios e seus ecossistemas?" Objetivos: Estimular a criatividade e a inovação na busca por soluções ambientais, desenvolver habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas, e conectar conceitos de ciências ambientais, tecnologia e sustentabilidade.

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

O kit foi disponibilizado pelo professor da disciplina, servindo de material para os alunos confeccionarem seus objetos durante a roda mão na massa.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

A estratégia de compartilhamento se deu através da situação problema proposta pelo livro e da pergunta norteadora que introduziu a roda mão da massa. Ao focar nas descrições e reflexões sobre o impacto das ações realizadas pelos alunos, esperava-se que os mesmos pudessem dialogar abertamente entre sí sobre a temática de problemas ambientais e como é possível propor soluções a partir de materiais sustentáveis.

O que faria diferente numa próxima?

Talvez o aprimoramento da temática, agora propondo medidas de execução mais complexas, visto que o assunto já foi introduzido.

Como foi a participação dos estudantes?

A participação dos alunos foi interativa e satisfatória, com todos elaborando as questões propostas e debatendo de forma conjunta.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Como a melhora das questões temáticas ambientais estão relacionadas com invenção e projetos de ações populares.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • Da minha janela

    Autoria

    Profª Isildinha Stambowisky

    Idade dos participantes

    7/8 anos - turma de 2º ano

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Vejo da minha janela…

    Autoria

    Profª Tairine Batista de Andrade

    Idade dos participantes

    7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Alfabetização

  • “Lolo Barnabé”

    Autoria

    Professora Roberta

    Idade dos participantes

    8 e 9 anos

    Componente Currícular

    Ciências etc, História, Língua Portuguesa

  • Amoras – Emicida

    Autoria

    Clarice ( professora da turma 5° ano e POA )

    Idade dos participantes

    entre 10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • JANELA PARA O FUTURO

    Autoria

    Suellen Alves

    Idade dos participantes

    10 e 11 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • Ei, ei, ei Vanderlei

    Autoria

    Julia Pellisser Rossi Silva - Prof titular 2 ano

    Idade dos participantes

    8 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa

  • LÚCIA JÁ VOU INDO

    Autoria

    Profª Janaína Aparecida Alves da Silva

    Idade dos participantes

    7 E 8 ANOS - ALUNOS 2º ANO

    Componente Currícular

    Geografia, Língua Portuguesa

  • Oficina de férias: O Coiso Estranho

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Eram alunos variados, de seis a nove anos.

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • O Jardim Curioso

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Estudantes do 3ºano ao 8ºano.

    Componente Currícular

    Filosofia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia

  • Criando com Lolo Barnabé e Brisa

    Autoria

    Franciele Gomes, Liana Mazer, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Acima de 30 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar