Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Vejo da minha janela…

O que mais me surpreendeu na realização da roda, foi o interesse e a participação das crianças na realização da atividade.

Autoria

Profª Tairine Batista de Andrade

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

7 e 8 anos

Motivações

- Aprofundar conteúdos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Diversificar propostas na sala de aula

Componente curricular

Alfabetização

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Foi feita a leitura do livro "Da minha Janela" (Otávio Júnior), escolhi o livro por sugestão de outras colegas que já haviam utilizado o mesmo livro.

Roda Mão na Massa

Provocação

A provocação feita foi "Se você tivesse uma janela mágica, o que gostaria de ver através dela?"

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Utilizei o kit Catalisador Rodas de Invenções.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Os alunos registraram através de desenhos e escrita.

O que faria diferente numa próxima?

Pensaria em reservar um tempo maior para a realização da atividade.

Como foi a participação dos estudantes?

Os estudantes participaram com interesse e curiosidade, gostaram muito da atividade.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Através da prática os alunos desenvolveram um trabalho colaborativo, no momento de realizar o registro por escrito as crianças conseguiram refletir sobre sua escrita, além de desenvolver a oralidade na hora de explicar para a turma seu trabalho.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • De onde vem a sua força?

    Autoria

    Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Estatuto da Criança e do Adolescente

    Autoria

    Educadora Sheila Ximenes, do Lar das Crianças da CIP

    Idade dos participantes

    12 e 13 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que faz de um pássaro um pássaro?

    Autoria

    Liana, Pamella e Dayanne, educadora do Lar das Crianças

    Idade dos participantes

    4 e 5 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O que você faz com uma ideia?

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Grupo de 7 e 8 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Roda de sensibilização para educadores – Ostra feliz não faz pérola

    Autoria

    Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    Adultos, utilizamos em formação de professores para encerramento do semestre.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • O livro errado

    Autoria

    Franciele Gomes, Simone K. Lederman e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Dois grupos, o primeiro entre 8 a 10 anos e o segundo de 10 a 12 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • A Invenção de Hugo Cabret

    Autoria

    Profª Magna e a responsável pela sala Maker da escola

    Idade dos participantes

    Em torno de 12 anos - 7º ano

    Componente Currícular

    Arte, História, Língua Portuguesa, Tecnologia

  • Jumanji

    Autoria

    Rosângela, Pamella Matos e Liana Mazer

    Idade dos participantes

    9 e 10 anos

    Componente Currícular

    Arte, Língua Portuguesa

  • Roda de Invenções “Comida” Titãs

    Autoria

    Professora Sheila Ximenes

    Idade dos participantes

    13 / 14 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

    Autoria

    Simone K. Lederman

    Idade dos participantes

    Rodamos essa roda uma turma de alunos de 8 a 9 anos.

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar