
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Vejo da minha janela…
O que mais me surpreendeu na realização da roda, foi o interesse e a participação das crianças na realização da atividade.

Autoria
Profª Tairine Batista de Andrade

Contexto
Escola pública

Idade dos participantes
7 e 8 anos
Motivações
- Aprofundar conteúdos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Diversificar propostas na sala de aula
Componente curricular
Alfabetização
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Foi feita a leitura do livro "Da minha Janela" (Otávio Júnior), escolhi o livro por sugestão de outras colegas que já haviam utilizado o mesmo livro.
Roda Mão na Massa
Provocação
A provocação feita foi "Se você tivesse uma janela mágica, o que gostaria de ver através dela?"
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Utilizei o kit Catalisador Rodas de Invenções.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Os alunos registraram através de desenhos e escrita.
O que faria diferente numa próxima?
Pensaria em reservar um tempo maior para a realização da atividade.
Como foi a participação dos estudantes?
Os estudantes participaram com interesse e curiosidade, gostaram muito da atividade.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Através da prática os alunos desenvolveram um trabalho colaborativo, no momento de realizar o registro por escrito as crianças conseguiram refletir sobre sua escrita, além de desenvolver a oralidade na hora de explicar para a turma seu trabalho.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
“A Menina que Pensava por Meio de Imagens”
Autoria
Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
Crianças dos primeiro ano do ensino fundamental - 6 a 7 anos
Componente Currícular
Ciências etc
Sítio do Pica-Pau Amarelo – Biodigestor e o Meio Ambiente
Autoria
Nathália Alves Silva e Bianca de Almeida Silva
Idade dos participantes
De 22 à 45 anos.
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Roda de invenções: Cuidando do Planeta Terra inspirados no livro o Pequeno Príncipe
Autoria
Andreza Regina Santiago, Ariel Pereira e Denise Sampaio
Idade dos participantes
alunos do ensino superior (18/19/20...)
Componente Currícular
Biologia
“Um dia, um rio”
Autoria
Lucas Willian de Oliveira Corrêa e Ítalo Martins de Oliveira
Idade dos participantes
18 a 30
Componente Currícular
Arte, Biologia, Ciências etc
Qual seu maior medo? Uma jornada de autoconhecimento
Autoria
Ligia Rocca, Liana Mazer e Franciele Gomes
Idade dos participantes
13 - 14 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Nós e os robôs: Convivência ou Conflito?
Autoria
Guilherme Castro
Idade dos participantes
20
Componente Currícular
Ciências etc
Pequenos Inventores, Grandes Ideias: O Impacto das Invenções na Sociedade
Autoria
Rossandro Luiz da Silva. Discente em Licenciatura em Ciências Biológicas
Idade dos participantes
22 à 25 anos
Componente Currícular
Biologia, Ciências etc
“Nós somos o mundo inteiro” e precisamos cuidar dele
Autoria
Mariana Júlia da Silva e Lucas Peres Guimarães
Idade dos participantes
20 anos
Componente Currícular
Ciências etc
“Esquenta” para a Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Autoria
João Ademar de Andrade Lima e Iasmin Araújo Bandeira Mendes
Idade dos participantes
9 a 11 anos
Componente Currícular
Arte, Língua Portuguesa, Projeto Interdisciplinar, Pensamento Computacional
De onde vem a sua força?
Autoria
Educador Pedro, do Lar das Crianças da CIP
Idade dos participantes
12 e 13 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar