Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Vejo da minha janela…
O que mais me surpreendeu na realização da roda, foi o interesse e a participação das crianças na realização da atividade.
Autoria
Profª Tairine Batista de Andrade
Contexto
Escola pública
Idade dos participantes
7 e 8 anos
Motivações
- Aprofundar conteúdos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Diversificar propostas na sala de aula
Componente curricular
Alfabetização
Competências Gerais da BNCC
Conhecimento
Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação
Roda de Leitura
Foi feita a leitura do livro "Da minha Janela" (Otávio Júnior), escolhi o livro por sugestão de outras colegas que já haviam utilizado o mesmo livro.
Roda Mão na Massa
Provocação
A provocação feita foi "Se você tivesse uma janela mágica, o que gostaria de ver através dela?"
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Utilizei o kit Catalisador Rodas de Invenções.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Os alunos registraram através de desenhos e escrita.
O que faria diferente numa próxima?
Pensaria em reservar um tempo maior para a realização da atividade.
Como foi a participação dos estudantes?
Os estudantes participaram com interesse e curiosidade, gostaram muito da atividade.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Através da prática os alunos desenvolveram um trabalho colaborativo, no momento de realizar o registro por escrito as crianças conseguiram refletir sobre sua escrita, além de desenvolver a oralidade na hora de explicar para a turma seu trabalho.
Se inspirou com essa prática?
Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!
Conheça mais relatos das Rodas de Invenções
LÚCIA JÁ VOU INDO
Autoria
Profª Janaína Aparecida Alves da Silva
Idade dos participantes
7 E 8 ANOS - ALUNOS 2º ANO
Componente Currícular
Geografia, Língua Portuguesa
Oficina de férias: O Coiso Estranho
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos e Rita Camargo
Idade dos participantes
Eram alunos variados, de seis a nove anos.
Componente Currícular
Língua Portuguesa
O Jardim Curioso
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Estudantes do 3ºano ao 8ºano.
Componente Currícular
Filosofia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia
Criando com Lolo Barnabé e Brisa
Autoria
Franciele Gomes, Liana Mazer, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Acima de 30 anos
Componente Currícular
Projeto Interdisciplinar
Feijão Suculento
Autoria
Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman
Idade dos participantes
Grupos diversos: ensino fundamental I, com alunos de 2ºano e 3ºano; fundamental II, com alunos de 7ºano a 8ºano; e em contexto de formação de professores.
Componente Currícular
Ciências etc, Geografia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia
Engenhocas para um mundo melhor
Autoria
Profª Rafaella e alunos do 3° ano
Idade dos participantes
8/9
Componente Currícular
Arte, História, Língua Portuguesa, Matemática
Aula de Português mão na massa – Fake News
Autoria
Renata Araújo e Ana Marcia Oliveira
Idade dos participantes
9° ano / 14 e 15 anos
Componente Currícular
Língua Portuguesa, Tecnologia
Barco da Criatividade
Autoria
Sandra Elias e Roberta Taffarello
Idade dos participantes
18-70
Componente Currícular
Tecnologia
Rodas de Invenções e Mitologia Grega
Autoria
Pamella Matos e Simone Ledermann
Idade dos participantes
9 e 10 anos
Componente Currícular
História
Ano Novo com Engenhocas Criativas
Autoria
Profª Sandra Elias
Idade dos participantes
7 a 10 anos
Componente Currícular
Tecnologia