Rodas de Invenções > Relatos de Professores

Vejo da minha janela…

O que mais me surpreendeu na realização da roda, foi o interesse e a participação das crianças na realização da atividade.

Autoria

Profª Tairine Batista de Andrade

Contexto

Escola pública

Idade dos participantes

7 e 8 anos

Motivações

- Aprofundar conteúdos
- Dar oportunidade para meus estudantes se expressarem nos mais diversos temas.
- Diversificar propostas na sala de aula

Componente curricular

Alfabetização

Competências Gerais da BNCC

Conhecimento
Repertório cultural
Comunicação
Empatia e cooperação

Roda de Leitura

Foi feita a leitura do livro "Da minha Janela" (Otávio Júnior), escolhi o livro por sugestão de outras colegas que já haviam utilizado o mesmo livro.

Roda Mão na Massa

Provocação

A provocação feita foi "Se você tivesse uma janela mágica, o que gostaria de ver através dela?"

Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.

Utilizei o kit Catalisador Rodas de Invenções.

Roda de Narrativas

Estratégia de compartilhamento

Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?

Os alunos registraram através de desenhos e escrita.

O que faria diferente numa próxima?

Pensaria em reservar um tempo maior para a realização da atividade.

Como foi a participação dos estudantes?

Os estudantes participaram com interesse e curiosidade, gostaram muito da atividade.

O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?

Através da prática os alunos desenvolveram um trabalho colaborativo, no momento de realizar o registro por escrito as crianças conseguiram refletir sobre sua escrita, além de desenvolver a oralidade na hora de explicar para a turma seu trabalho.

Se inspirou com essa prática?

Conheça mais do projeto e compartilhe para fazer parte da nossa comunidade!

Conheça mais relatos das Rodas de Invenções

  • LÚCIA JÁ VOU INDO

    Autoria

    Profª Janaína Aparecida Alves da Silva

    Idade dos participantes

    7 E 8 ANOS - ALUNOS 2º ANO

    Componente Currícular

    Geografia, Língua Portuguesa

  • Oficina de férias: O Coiso Estranho

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos e Rita Camargo

    Idade dos participantes

    Eram alunos variados, de seis a nove anos.

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa

  • O Jardim Curioso

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Estudantes do 3ºano ao 8ºano.

    Componente Currícular

    Filosofia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia

  • Criando com Lolo Barnabé e Brisa

    Autoria

    Franciele Gomes, Liana Mazer, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Acima de 30 anos

    Componente Currícular

    Projeto Interdisciplinar

  • Feijão Suculento

    Autoria

    Franciele Gomes, Pamella Matos, Rita Camargo e Simone Lederman

    Idade dos participantes

    Grupos diversos: ensino fundamental I, com alunos de 2ºano e 3ºano; fundamental II, com alunos de 7ºano a 8ºano; e em contexto de formação de professores.

    Componente Currícular

    Ciências etc, Geografia, História, Projeto Interdisciplinar, Sociologia

  • Engenhocas para um mundo melhor

    Autoria

    Profª Rafaella e alunos do 3° ano

    Idade dos participantes

    8/9

    Componente Currícular

    Arte, História, Língua Portuguesa, Matemática

  • Aula de Português mão na massa – Fake News

    Autoria

    Renata Araújo e Ana Marcia Oliveira

    Idade dos participantes

    9° ano / 14 e 15 anos

    Componente Currícular

    Língua Portuguesa, Tecnologia

  • Barco da Criatividade

    Autoria

    Sandra Elias e Roberta Taffarello

    Idade dos participantes

    18-70

    Componente Currícular

    Tecnologia

  • Rodas de Invenções e Mitologia Grega

    Autoria

    Pamella Matos e Simone Ledermann

    Idade dos participantes

    9 e 10 anos

    Componente Currícular

    História

  • Ano Novo com Engenhocas Criativas

    Autoria

    Profª Sandra Elias

    Idade dos participantes

    7 a 10 anos

    Componente Currícular

    Tecnologia