Blog

Você já experimentou organizar Rodas de Invenções no formato estações?

20/08/2024
Categorias:

As Rodas de Invenções são experiências coletivas que mobilizam a imaginação, a criação e o compartilhamento de ideias. 

A Imaginação é aquecida a partir da leitura de histórias instigantes. 

A Criação é oportunizada pela experimentação de materiais intrigantes. 

O Compartilhamento das invenções e seus significados acontece por meio de falas e textos, animações e até vídeos, que levam a novas narrativas.

Normalmente, sugerimos que essas três etapas das Rodas de Invenções aconteçam em sequência, com um grupo de participantes. (SAIBA MAIS: https://www.catalisador.org.br/roda-de-invencoes/) Mas há situações em que o formato não funciona, como em eventos como festivais, mostras e celebrações. Nessas ocasiões, possibilitamos momentos articulados de LEITURA, experimentação MÃO NA MASSA e criação de novas NARRATIVAS no formato de estações. Cada participante pode circular individualmente ou em pares de acordo com sua disponibilidade e interesse, curtindo cada uma das etapas no tempo que quiser.

E como é que isso funciona? Vamos dar um exemplo concreto para ficar bem claro como essa maneira de conduzir Rodas de Invenções pode ser muito potente também.  

Para abrir da melhor maneira possível o semestre letivo, participamos de um evento incrível com brincadeiras e experiências para crianças, famílias e educadores. Em uma manhã ensolarada de sábado, a coleção de livros “Coisinhas à Toa” (2 livros escritos por Otávio Roth e 2 livros por Ruth Rocha, ilustrados por Mariana Massarani e publicados pela Salamandra), foi espalhada estrategicamente em uma convidativa e colorida mesa para despertar a curiosidade da garotada de 0 a 99 anos. É uma leitura inspiradora, mesmo que rápida: 

Pintinho saindo do ovo, 

começar caderno novo, 

alegria do meu povo.

Uma segunda mesa aguardava os participantes com a pergunta: Qual é a coisinha à toa que te deixa feliz? Mas ao invés de lápis e papel para respondê-la, eles encontravam uma diversidade de pecinhas estruturantes de papelão, cortadas à laser e com muitos furinhos, além de itens que podiam fazer a função de conectivos entre as peças – como palitos, cavilhas, arames coloridos, colchetes, elásticos – além de elementos de composição para dar identidade, forma e cor para as construções. A partir dessas materialidades, cada um colocou a mão na massa descobrindo o que poderia e queria contar para seus pares sobre suas coisinhas mais queridas. 

A terceira mesa, destinada às narrativas criadas, foi se enchendo de preciosidades: varinha mágica, fogueira de São João, flor cheirosa, brigadeiro, carrossel…

Com o objetivo de estimular o compartilhamento das construções, momento em que a invenção ganha “lugar no mundo”, deixamos um QR code para um mural digital em que cada criador poderia postar rapidamente sua obra antes de seguir para brincar em outras propostas do evento. Confira o link abaixo para ver as coisas lindas que surgiram! Quem sabe você se anima, encontra materiais curiosos na sua casa e constrói uma coisinha à toa para contar o que te deixa feliz…

https://padlet.com/simone39/duas-duas-de-coisinhas-toa-que-deixam-a-gente-feliz-qw40a2z5i93s7k83

E sabe o que mais aconteceu? Algumas das invenções ganharam movimentos e falas em um ambiente de criação digital! Num espaço ao lado do nosso, estava acontecendo uma experimentação de Octostudio, um aplicativo de computação criativa que possibilita a criação de histórias, animações e jogos a qualquer hora, em qualquer lugar, em celulares e tablets. O aplicativo foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab, que também criou o Scratch. A atividade acabou funcionando como uma quarta  estação, onde cada uma das criações, depois de fotografada, podia virar uma animação.  

SAIBA MAIS: https://octostudio.org/pt-BR/

Conheça o percurso criativo da Manoela! 

A Fran leu para a Manoela o livro “Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz” e os olhinhos da Manoela brilharam.

Ela foi correndo colocar a mão na massa e criou uma flor! 

Na mesa do Octostudio, depois de conhecer o aplicativo com o João Adriano, da RBAC, ela se aventurou junto com seu pai, escolhendo um cenário de arco-íris para inserir a imagem da sua criação. E na hora de animar a personagem, deu um recado bem objetivo. Sua flor fala: Não pode me arrancar! Mensagem potente das novas gerações que flui do mundo físico para o digital, e do digital para o mundo todo ver e ouvir!

Mas que evento lindo foi esse? Crianças, famílias e comunidades se reuniram no CEU Butantã no dia 03 de agosto de 2024 para participar de uma uma manhã de brincadeiras, diversão e explorações, promovida pelo P.E.R. Play Explore Research Brasil em colaboração com a Fondazione Reggio Children, The LEGO Foundation e diversos parceiros como Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Escolas Criativas, Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho, Fundação Lemann, Redsolare Brasil, aeioTU e Raíz y Fronda. 

Durante essa manhã, todos tiveram a oportunidade de descobrir a beleza do convívio por meio de diferentes possibilidades criativas. O evento, que também marcou a conclusão da conferência internacional do P.E.R. Brasil, foi realizado com o apoio do Consulado Geral da Itália em São Paulo e do Centro Paula Souza CPS, e contou com entrada gratuita para todos os participantes.

SAIBA MAIS: https://www.frchildren.org/it/news-ed-eventi/news/post/fondazione-reggio-children-e-lego-foundation-promuovono-dal-1-al-3-agosto-san-paolo-brasile-il-progetto-per-play-explore-research-brasile