
Rodas de Invenções > Relatos de Professores
Da Minha Janela
Ficamos surpresas com o quanto os professores foram tocados pelo livro e perceberam seu potencial para abordar diversos assuntos. Também surpreendeu a rápida assimilação da proposta, o valor que a maioria dos participantes percebeu no momento mão na massa, o valor do pensar com as mãos.

Autoria
Liana, Simone e Pamella

Contexto
Equipamentos públicos (como bibliotecas, CCA, CRAS etc)

Idade dos participantes
Adultos / Professores
Motivações
- Diversificar propostas na sala de aula
Componente curricular
Formação de Professores
Competências Gerais da BNCC
Comunicação
Autoconhecimento e autocuidado
Empatia e cooperação
Responsabilidade e cidadania
Roda de Leitura
Usamos o livro "Da Minha Janela", de Otávio Júnior. Escolhemos esse livro porque ele faz parte do acervo das bibliotecas municipais e parecia ser um bom livro para os professores alfabetizadores utilizarem em sala de aula, pois possui texto em letra bastão, com imagens que apoiam/complementam a leitura, e repetição e pouco texto por página. Além disso, o tema abre muitas possibilidades para discussão em sala.
Roda Mão na Massa
Provocação
"E se sua janela fosse mágica e você tivesse o poder de criar coisas novas? O que você gostaria de ver através dela? Com a mão na massa pense sobre o que gostaria de ver e construa alguma coisa que te ajude a mostrar essa ideia para os colegas."
Uso do kit Catalisador Rodas de Invenções e outros materiais.
Sim, usei o Kit. O Instituto Catalisador disponibilizou para esta formação.
Roda de Narrativas
Estratégia de compartilhamento
Primeiro convidamos os participantes a fazerem uma explicação oral de suas criações. Em um segundo momento, pedimos para que escrevessem um resumo do que haviam falado. Utilizamos um papel com o desenho de uma janela, onde estava escrito: Da minha janela vejo...
Gostaria de compartilhar conosco alguma narrativa que surgiu?
Algumas narrativas trouxeram a ideia de ver pela janela crianças brincando e também natureza.
O que faria diferente numa próxima?
Deixaria mais tempo para os professores discutirem sobre a provocação feita e outras possíveis provocações.
Como foi a participação dos estudantes?
O engajamento foi total e surgiram narrativas muito bonitas.
O que você acha que eles aprenderam/desenvolveram a partir dessa proposta?
Acredito que perceberam que para querer escrever é preciso querer falar ou contar algo. Viram que com o Rodas de Invenções podem criar momentos de escuta dos alunos e entre os alunos e também podem criar oportunidades para que vejam significado no que está sendo pedido para eles.